Seguidores

Em homenagem à Jurema

Em homenagem à Jurema
Caminhada de Terreiros em 2009

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Aos que ocultamente criticaram o texto de forma até covarde, respondo que serei pertinaz em defesa da jurema, pois exponho um pensamento coletivo de juremeiros(as)que se cansaram de serem humilhados,por um grupo que quando não entram na liturgia da jurema pra descaracterizá-la, acham-se superiores por serem de candomblé  onde fazem da jurema  a lata de lixo deles, usando inclusive suas aptidões sexuais para compor um cenário litúrgico,que nada tem haver com religião. Vemos isso até na ala eclesiástica, provocando uma desmoralização sacerdotal sem procedentes. Temos que além de falar de africaneidade e liturgia (candomblé) falar de indigeneidade e liturgia (pajelança-jurema), de forma que não posso acreditar que o povo negro que tanto sofreu e sofre por intolerância, a faça usar contra a jurema.

CANIBALISMO LITURGICO! Além de pessoas sem escrúpulos  agirem descaracterizando a jurema, ainda existem aqueles que querem lhe impor conceitos de liturgia "deferente". Umbanda é umbanda, jurema é jurema. Jurema é chapéu, cachimbo, flecha, maracá, raízes, cipós...nada de decorativos com búzios, torços gigantescos... e sim; cocares, penachos;  já não  bastasse a igreja que a todo custo nos impõe o cristianismo de forma destrutiva para nossa cultura (que não de agora). 
Acreditem; Mussolini fez pra Etiópia o que a igreja fez para nossa cultura. Acho interessante um visão feita por Joseph  Ki-Zerbo à J. Mackenzie no livro História da África de 1887: “Como observava J. Mackenzie já em 1887, referindo-se aos Tsuana (Botsuana), quantos povos da África são conhecidos por nomes que eles próprios ou quaisquer outras populações Africanas jamais utilizaram! Esses povos passaram pelas pias batismais da colonização e saíram consagrados à alienação”; fazendo com que o passado da África fosse confinado a uma espécie de pré - história desonrosa. Na VERDADE, preto velho é umbanda, pomba gira é umbanda originária de esú angolano. Faço esse comentário num prisma que outrora foi usado pela igreja e hoje é usado por embusteiros de uma forma mais moderna: ENTRAR,USAR E DESTRUIR SUA CULTURA EM PROL DA MINHA, E  AINDA NESSA TURBAMULTA COMO MOTE, TENTAR DESQUALIFICAR OU SATANIZAR (MELHOR DIZENDO) NOSSA RELIGIÃO.
 TEMOS QUE TER LUCIDEZ,COMPROMISSO E UMA OPOSIÇÃO QUALIFICADA PRA TUDO ISSO.

DO ESTADO LÁICO; Vejo de forma preocupante o comportamento do Estado diante das religiões. É interessante ressaltar  um calendário judaico-cristão à qual obedecemos. O Estado se mostra bastante tendencioso. Para isso, basta observar nomes de hospitais, ruas, escolas, praças, avenidas...Alguém conhece nome de universidades públicas, hospitais, praças ou avenidas postadas com nomes de Juremeiros, Babalorisàs ou Yalorisàs em mesmas quantidades? Vestibulares que não são feitos aos sábados por conta de um seguimento religioso que não é o nosso; isso é ser láico? Alguém pode dizer? Órgãos públicos que alguns usam como "cabides de emprego" são máquinas que o o Estado possui de nos monitorar; órgãos esses que deveriam ajudar a nossa cultura e religião,  não pagando o refrigerante do evento, porém  sim colocando políticas públicas realmente voltadas a nossa valorização. O Estado dá uma demonstração explícita de tendência religiosa quando por vezes em cerimônias dos mesmos,  Padres, Pastores, Rabinos se fazem  presentes, e os Babalorisàs, Yalorisàs, Juremeiros??? Nem se quer são convidados. Concessão de rádios  e Tvs são dados pelo Estado aos cristãos em detrimento de nós (candomblé, jurema, ciganos...)e nada é feito contra isso. Até do Supremo Tribunal Federal, órgão máximo da justiça no nosso país, somos indeferidos, por ora; no caso das células-tronco, alguém viu um juremeiro ou uma yálorisà ser convidado para os debates?
O Estado nos impõe uma demanda, que temos que ter qualificação e competência para responder.  

PONTO DE AGREGAÇÃO-INDIO E NEGRO; Nosso rei Malunguinho, rei da jurema, líder quilombola, que falava a língua de seu povo, até tão pouco tempo ocultado pela historiografia,  sobreviveu nos terreiros de jurema e hoje se mostra um dos maiores representantes desse povo excluído, desqualificado pelo Estado e hoje reconhecido pelo mesmo. Essas são observações que faço não de forma individual, mas no coletivo, a visibilidade que quero é a da jurema enquanto liturgia e respeito como qualquer cultura.
Em minha postura sacerdotal posso afirmar tudo isso;

Somos sérios e qualificados pra defender a jurema.


75 comentários:

  1. Sandro, abenção, Kolofé. Parabéns por vc estar criando massa crítica sobre nossa religião, isso é muito importante para podermos avançar em nossa trajetória de luta e resistência. Malunguinho com certeza vibrou com estas linhas, pois nelas estão contidas verdadeiras concepções de alguém de dentro da religião da Jurema, alguém que sabe o que é sofrer a intolerância religiosa e o racismo, além do mais o recalque interno de nosso "próprio meio religioso". Salve nossa Fumaça!

    L'Omi.

    ResponderExcluir
  2. VOÇÊ TEM MUITA CORAGEM ISSO É QUE EU ADMIRO ,FALAR O QUE MUITOS NÃO TEM CAPACIDADE DE DIZER,ESSE POVO DE MALUNGUINHO É PARADA DURA E ESSE SANDRO É PAU PRA DAR EM DOIDO,É ISSO AI

    ResponderExcluir
  3. EU SOU YÁLÔURIXÁ HA 29 ANOS NUNCA VI UMA PESSOA DEMONSTRAR TANTO AMOR PELA MINHA RELIGIÃO COMO VOÇÊ,SEPARANDO DE FORMA SÉRIA E FALANDO DA LITURGIA COM PROPRIEDADE ,EU SOU UM POUCO RELAXADA COM UM CABOCLO QUE TEM AQUI EM CASA MAS APARTI DE AGORA VOU DAR MAS ATENÇÃO E CUIDAR.ALCINA MAGALHÃES (UFBA) SALVADOR BAHIA

    ResponderExcluir
  4. CARO AMIGO EU SOU DE CANDOMBLÉ,MEU PAI ERA JOÃOZINHO DA GOLMÉIA UM DOS MAIORES BABALÔURIXÁ QUE O BRASIL JÁ TEVE,TENHO 63 ANOS DE IDADE FIZ ORIXÁ COM 19 ANOS NUMCA FUI CHEGADO EM JUREMA PRINCIPALMENTE DAQUI DO RIO,MAS DEPOIS DE VER TUDO ISSO.E REALMENTE VIAJAR NESTE PENSAMENTO DIGO ADORO JUREMA ,EU PENSAVA QUE TUDO ESTAVA PERDIDO AGORA SEI QUE NÃO.ACOMPANHO VOÇÊS DO MALUNGUINHO A UM CERTO TEMPO E APRENDI A AMAR A JUREMA,VOU A PERNAMBUCO E VOU PROCURAR VCS PRA DAR COMIDA A JUREMA FAZ MAS DE 25 ANOS QUE FIZ AGORA ACHEI COM QUEM FAZER .

    ResponderExcluir
  5. ADOREI NO DIA DA CAMINHADA QUE VI VOÇÊ CANTANDO,CANTANDO NÃO RESANDO AQUILO FOI LINDO VOÇÊ CANTOU E ENCANTOU O SEU AMOR PELA JUREMA FOI SENTIDO POR NÓS,MEU MARIDO DISSE FAZ TEMPO QUE NÃO VEJO ALGUÉM CANTAR COM TANTO AMOR É ISSO AI.

    ResponderExcluir
  6. realmente voçês do malunguinho são demais,continuem assim aqui em são paulo tem pouca jurema , sandro fica de boa esses que ti criticam são os que cometem essas coisas eradas vai em frente meu filho aqui eu peço por voçês do meu querido malunguinho.

    ResponderExcluir
  7. tô adorando graças a deus,graças a deus alguem luta pela jurema,voçê o alexandre e o joâo alêm de gatos sâo maravilhosos aqui em bh meus amigos da cultura só falam no malunguinho,que beleza.debora vicshauver.

    ResponderExcluir
  8. Você é uma pessoa realmente iluminada! Parabéns! Malunguinho com certeza está vibrando!
    É mesmo imprecionante como falsos juremeiros(a) usam da religião, da jurema, dos mestres, para se fazer crescer, com fingimento, mexendo com a vida das pessoas sem escrupulos ou piedade.
    Continue sempre assim, não se esquive as críticas, pois muitas delas vem de quem quer se manter na mentira, lucrando em cima de pessoas que não tem o pleno conhecimento da religião.

    ResponderExcluir
  9. o que vcs tem que entender [e que os santo vem primeiro e a jurema depois eles sao escravos dos orixas,curto o lomim vc e o joao mas vcs sao muito radicais as vezes,e sobre o governo o cepir esta ai,pra ajudar e pelo que sei vc o alexandre eo joao recebem a cesta basica da prefeitura e ficam calados lomim sandro e joao cospe no prato que comem,

    ResponderExcluir
  10. sou danielle ramos sou da católica,já estive em aula com o alexandre,adorei assisti ao sandro falando numha palestra,com o professor jorge de arruda ,jairo de jesus,fiquem assim fã de todos queria até fazer pergunta ao sandro mas ele com aquela cara sérissima.parecia até um indio brabo,mas concordo com vc nestas suas palavras,já fui vitima em 26 mil reais com um cara que eu achava ser um pai de santo de verdade,por ele ser famoso ,sempre estava na universo ou aqui dirigi um dos terreiros mas famosos de recife mas deixa pra lá eu queria alguem que não me merecia e ele pra ganhar me deu corda e disse que seria tudo certo e deu foi tudo errado,minha sorte foi uma mulher que recebeu malunguinho na casa de uma amiga que nem sabia do fato e disse pare com oque voçê mandou fazer ele não é seu,e foi tudo assim sandro mil felicidades e da próxima vez que eu lhe pedir pra tirar uma foto pare e tire não saia correndo lembrou agora? e o lomim é um charme mas inquieto sandro de juca vc é um negro lindo.

    ResponderExcluir
  11. JÁ OUVIR DE UMA GRANDE MÃE DE SANTO DA CAMINHADA DE TERREIRO,QUE VOÇÊS NEM FEITOS SÃO,ACHO QUE VCS DEVERIAM RASPAR SANTO SENTAR PRA BOURI,E NÃO ESTAREM USANDO ESSE POVO ANALFABETO POBRE SEM CULTURA,PRA SE PROMOVEREM.VCS SÃO ORFÃOS DE MÃE E PAI DE SANTO E ESSE NEGOCIO DE JUREMA É PROS INDIOS LÁ DENTRO DO MATO BEM DISTANTE DE NÓS CIVILIZADOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sera que esta mãe é grande mesmo pois grande é Deus acima de tudo e todos. E se a ve assim percebesse que pelas palavras dela ela deve ser leiga sobre a jurema e preoconceituosa e difamadora. Mas como sempre malunguinho está de ronda. Peça a essa GRANDE yalorixá para procurar saber mas sobre as pessoas que supostamente diz não ter feitura. E te pergunto vc sabe o que é uma feitura ou o que vem a ser o Culto da jurema??? O ela sim que se promover tentando ridicularizar meu pai ai sim é ridiculo da parte dela.

      Excluir
  12. eu nem iria postar comentário,mas quando vejo gente preconceituosa eu fico nervosa me inquieta,conheço o alexandre lomim sei da luta desse cara pela cultura do nosso bairro,e ele não merece isso não sou de candomblé mais aprendir respeitar esses caras do quilombo cultural malunguinho,o joão monteiro correndo pra levar a frente as historias e os outros da mesma forma e sandro de jucá não gostava dele nem ia com a fachada dele mas quando vi esse cara cantar pra malunguinho com a alma pôxa foi demais.ele me fez arrepiar no pátio do carmo,vejo no alexandre aqui em peixinhos um coprometimento diário na cultura e olha que quase nem nos falamos,lomim deveria ser secretátio de cultura quando olho pro cara parece que tõ vendo o homem da meia noite..o urso.. elefante e com essa turma ai do malunguinho é fogo estam esses caras são serios sim

    ResponderExcluir
  13. MEU NOME É BEATRIZ NUNES SOU DO BAIRRO JARDIM PLANALTO -GRAVATÁ-PE NUNCA FUI DE MACUMBA MAS UM DIA EU ESTAVA E SÃO LORENÇO DA MATA NA CASA DE MINHA TIA E ESCUTEI UM CÕCÕ DE RODA NA PRAÇA FUI LÁ ADOREI O SANDRO DE JUCÁ DANÇANDO O LOMIM TOCANDO EO MESTRE GALO PRETO CANTANDO FIQEI ALI TIREI VÁRIAS FOTOS DE VOÇÊS NO PALCO MINHA AVÔ DISSE QUE A MAIS DE 30 ANOS QUE NÃO VIA UMA RODA BONITA ALI,E NOTOU QUE VOÇÊS NÃO ESTAVAM FAZENDO UM SHOW VCS ESTAVAM REVIVENDO A MEMÓRIA DA GENTE BJS PRA VCS E VOLTEM A FAZER AQUELA COISA LINDA.

    ResponderExcluir
  14. MEU NOME É HENRIQUE SOU AQUI DE ITAPISSUMA FUI UMA VÊZ PRO KIPUPA GOSTEI MUITO NUNCA TINHA VISTO UMA REUNIÃO DE JUREMEIROS NUM EVENTO DAQUELE,JÁ ASSISTI HA MUITOS DE CANDOMBLÉ,AQUELA DISPUTA DE CONTAS DE TORÇOS DE PANOS MAIS BRILHANTES,MAS COM VOÇÊS NÃO, VI HUMILDADE CARINHO AMOR DEDICAÇÃO ISSO FOI BOM ,ESSE ANO IREI DE NOVO E QUERO DIZER QUE SEU ARMANDO DA CALDERADA, DISSE QUE CONHEÇE SEU SANDRO DE JUCÁ E DISSE AQUELE RAPAZ É MUITO SÉRIO E SOBRE O TEXTO É TUDO VERDADE MESMO VOÇÊS DEVERIAM VER COMO VAI A CULTURA AQUI HORRIVÉL.

    ResponderExcluir
  15. sou enercia maria da conceiçao moro aqui em sobral ceara ,sou juremeira e sou costureira minha filha e quem bota eu pra ver voces cantando pro meu padrinho malunguihno aqui no computador eu gosto muito tenho69 ano estou aprendendo a mexer com esse computador aqui de casa,eu já vi o alexandre aqui num evento ele tava de chapeu com as pessoas do grupo lá eu ainda vou a recife para o quipupa de meu padrinho .sandro meu filho voca canta com o coracao felicidade pra voce tenha fe que meu padrinho esta escolhendo o melhor pra voces,voces nem paresem que tao inportantes mas sao sim levantem a cabeça e sigam estava na estrada meu chapeu e furadinho eu tava no caminho esperando malunguinho,deus abencoe a todos meu padrinhocicero esta na guia e mandi as fumacas

    ResponderExcluir
  16. UM NÍVEL ALTÍSSIMO DE CRÍTICA,UM FINAL DE TEXTO COMPOSTO POR UMA VISÃO REALISTA DAS COISAS,RESUMO!FANTÁSTICO- RAUL BJS

    ResponderExcluir
  17. sou cristiane lemos de almeida moro em brasilia sou neta de santo de mâe terezinha bulhôes fui filha de santo de pai fausto de prazeres,e depois de ver esses textos de sandro de jucá não posso ficar calada eu tive em 1979 um inferto e depois de sair do hospital fiquei com o braço e pernas do lado direito atrofiadas por conta de um contraste que me deram no hospital eu morava em recife na avenida recife em frente a muitibom supermercado no bairro do ipsep,e fui levada por minha sogra a rua hélio brandão 336 onde morava uma bondosa senhora chamada dona bazú.que me atendeu e me deu da sua mesa de caboclo um preparado que um cabocla aurora canimdé,que ela recebia tinha feito a pedido de minha sogra e eu como já tinha colocado o hospital e o inps na justiça perdir a causa .somente por que dois meses depois não havia mas paralisia por conta unicamemte daquele preparo que aquela cabocla por intermédio de dona bazú tinha feito e esse que voçês chamam de sandro de jucá era pequeno parecia um jambo e ficava auxiliando a mesma.tenho um orgulho enorme na vida.e sou testemunha do inicio desse garoto,hoje ele talvez não lembrem mas da tia aidê sandro meu querido graças eu dou a deus por voçe ter composto neste texto uma verdade que poucos dizem minha amiga clara nunes uma vêz me confidenciou que tinha um vázio espiritual e sabia que era a jurema e que ainda iria fazer um disco cantando só pra jurema após preparar um mestre de jurema na sua casa,isso é só um pouco que a jurema representa.beijos saúde e paz hoje estou mas feliz reencontrei voçê.

    ResponderExcluir
  18. É ISSO AÍ SANDRO NESTE TEXTO ESTA COMPOSTAS COISAS QUE PRECISAMOS OUVIR,SOU FILHO DE OXUM MEU PAI LULA DA UR I ME FALOU QUE VOCÊ É REALMENTE FEITO,E QUE CONHECEU SEU PAI BRIVALDO E VOCÊ ERA UM DOS ORGULHOS DELE EU FUI FILHO DE SANTO DE PAI ARITANA, QUE ME DISSE QUE FOI PRO SEU DEKÁ COM FERNANDO DE ODÉ,MANDA ESSE POVO PRA LÁ NÓS ADORAMOS MALUNGUINHO.EDSOM LIRA

    ResponderExcluir
  19. você é um orgulho para os juremeiros do ibura PAI JURACY

    ResponderExcluir
  20. Obrigado amigos da Jurema, vi que as pessoas que aqui escreveram tem bom senço sobre nosso trabalho, com exessão de alguns e algumas que falam cada besteira que nós do Quilombo Cultural Malunguinho estamos morrendo de rir aqui kkkkk. Uns dizem que "uma grande Iyalorixá" falou que não temos santo feito nem Jurema (grande mentira, somos todos iniciados e bem iniciados), outra, não conheço ninguém grande na caminhada, pois se é um "coletivo" todos são, e nem tem essa tal grande mãe de santo não, e sei bem como nasce este pensamento aí... otros dizem que recebemos cestas do CEPIR, kkkkk, essa foi a mais ridícula, não recebemos nada disso, e outra o CEPIR é governo, somos movimento social, não comemos nada de gestão de acessoria de 3° escalão não, discutimos de igual para igual, como todos sabem. E outra, onde é que o Orixá vem primeiro que a Jurema? Acho que quem escreveu isso não sabe o que é história nem Terreiro... Outra pior ainda, "Cospem no Prato que comem"? Isso é típico de pai ou mãe de santpo submisso, que se vendo por uma cesta básica e por uns refrigerantes ou confeitos para o Cosme Damião, me poupe, isso nem merece atenção. Tem mais: Que usa da falta de cidadania do povo de terreiro não somos nós, não somos governo e nem ficamos mocumunados em pequenos grupos para centralizar as coisas, esta nunca nem foi nem será nossa ética de trabalho, trabalhamos pela formação e informação, e isso já diz tudo, pois que tem isso, se liberta das amarras do escravismo branco colonialista que domina at'e hoje nossas relações, isso se repete muito em nosso meio, e nós combatemos isso. malunguinho continue nos guiando, pois a Jurema clama justiça!

    L'Omi.

    ResponderExcluir
  21. Fico muito feliz como as pessoas têm procurado informações e pesquisado mais sobre religião. Até àqueles que criticam-lhe como analfabetos em contradição culminam perceptível no texto que prossegue, no espaço que você abre, na mensagem que vc transmite, na vivência que vc comprova desde tão pequeno...Como é motivante encontrar pessoas que vc não tinha mais notícias e agora têm....Como é feliz saber que existem pessoas do bem, que não possuem um sentimento destrutivo que é a inveja, como é prazeroso encontrar nesta religião gente do bem e que vive para o bem, sem olhar a quem....Acredito que um dos alicerces é o respeito pela vida, seja a minha, seja a sua, seja a de qualquer um. O respeito. A crítica negativa torna-se construtiva quando ela tem embasamento (e conhecimento), quando ela vem de quem o fato tem. Para que a critica negativa torne-se de fato "algo a melhorar" ela tem de vir de quem possui o conhecimento, ou pelo menos embasada por ele.O "contexto" da crítica somente denota o "tema" do texto. E àqueles que escrevem uma crítica negativa sem corpo, geralmente são àqueles que cobram "$26mil" para trazer seu namorado de volta, são àqueles que que possuem no terreiro um "investidor" de sustenção do mesmo, são àqueles que se quer sabem o que é, de onde vem e para onde vai à Jurema (sem direção). Usam do transe (muitos deles falsos - "culetes") que possuem; instrumentos de compra e venda da sua casa....Sobre o Orixá, Deus sabe como vc o ama e cuida dele, sabe como vc é simples e hoje não tem um terreiro acabado e lindo de morrer (como esse granulados que encontra-se por aí)porque não é audacioso, porque não é explorador, por que não faz "troca" de energia que o povo faz por aí (Um borí = preço $3mil reais + um verdadeiro escambo).Amei o que vc escreveu! Vc brilha...Muitos querem apagar sua estrela, mas Deus é uma luz maior, uma luz que jamais se apagará e ela lhe cobrirá, porque acima dele não existe NINGUÉM. Vc é um negro lindo mesmo, por dentro e por fora, e essa cara de índio brabo é a concentração que sei que determina. Fotografe da próxima vez, pq vc merece sim esse carinho....Obrigado por cuidar da minha filha tão bem. O que de ruim ficou, passou e o mar deixou apenas as alegrias e os bons momentos. Eu desejo que o mar abençoe vocês, que o amor dela lhe cubra, que vocês sempre se cuidem. De onde estou estarei sempre protegendo vocês. É muito bom ver alguém tão dedicado à espiritualidade como você o faz. Que Tupã lhe cubra de bênçãos. Que Deus todo-poderoso (energia maior) não permita que nenhum ataque da inveja e da soberba machuquem nenhum de vocês. Abraços. Valério, Pernambuco.

    ResponderExcluir
  22. Tem um ditado que diz o seguinte : " a carapuça lhe serviu?" Vc não fala em cepir fala no "Estado" como um todo [Inclusive faz alusões na passagem pela história]. Este órgão é o responsável por administrar a cultura da região??? Alguém pode me explicar??? Porque o Ministro da Cultura trata muito bem deste dilema. Como andam projetos e repasses na Secretaria de Cultura do Estado??? Alguém pode me informar??? Sandro, muito bom esse canal, desta forma os políticos aparecem, que não somente nas eleições para angariar votos . ;) Tomé, Bahia.

    ResponderExcluir
  23. NÃO TENHO ORKUT,SITE,NADA DISSO MAS DEPOIS DE UM AMIGO AQUI DE SAMPA ME FALAR SOBRE O TEXTO FUI BISBILHOTAR,SOU CABELEIREIRA HA 28 ANOS AQUI NO BAIRRO TREMENBÉ E ESCUTO SEMPRE NO SALÃO CADA COISA QUE ALGUÊM PODE ACHAR MENTIRA O QUE DIGO.UMA CLIENTE ME CONTOU QUE FOI A UM TERREIRO AQUI PERTO,E O PAI DE SANTO DISSE DEPOIS DELA CONTAR TUDO QUE TAVA DANDO ERRADO,ELE DISSE QUE TERIA QUE IR NA CASA DELA FAZER UMA LIMPESA,LOGO QUE ELE CHEGOU VIU UMA ESCULTURA DE UMA NEGRA FEITA TODA NA LOUÇA,E DISSE QUE O QUE TAVA ATRAPALHANDO ERA AQUELA ESCULTURA,E QUE ELA DESSE A ELE PRA ELE DISPACHAR, COMO FOI PEDIDO ELA DE PRA ELE,APÓS DOIS MESES ELA FOI A CASA DE UMA AMIGA DELA,E DEPAROUSSE COM AQUELA ESCULTURA QUE AINDA TINHA AS INICIAS DELA NO PÉ,RESUMO O PAI DE SANTO TINHA VENDIDO AQUELA ESCULTURA PRA AMIGA POR MIL E QUINHENTOS REAIS,ISSO NÃO SE FAZ COM NINGUÊM. GOSTO MUITO DE COISA DE CABOCLO ,JUREMA E ESSE ESPAÇO SERVIU PRA REVIVER A JUREMA SÉRIA E BONITA,VOÇÊS SÃO REFERENCIA PRA TODOS.MARIA DE LURDES VIEIRA DA SILVA.

    ResponderExcluir
  24. vamos ao texto, nossa religião necessita destes momentos,pra avaliar as atitudes,rever conceitos... acho que a lacuna que havia sobre a jurema,voçês preencheram e muito bem ,não conheço nemhum grupo que fale, tão verdadeiramente sobre a jurema hoje que não o grupo do malunguinho,inclusive com requintes de textos assim que possamos nos deliçiar,tomem sempre o cuidado pra não cair nas armadilhas comuns,tornar eventos que poderiam valorizar ,em (loroguns) festa de sacanagem como a festa da lavadeira. só droga,putaria... fabio.olinda pe

    ResponderExcluir
  25. MEU IRMÃO ENTENDO BEM TUDO QUE VC QUIZ PASSAR,MAS ACHO QUE VOÇçE ESTA DESAGREGANDO O NOSSO POVO COMO JÁ É DE COSTUME DESSA EQUIPE QUE LHE RODEIA,TEMOS QUE UNIFICARMOS PRA COMBATER AS MAZELAS DO PASSADO,AVANÇAMOS MUITO EM PERNAMBUCO,O CEPIR É HOJE PRA NÓS MULHERES DE TERREIROS E HOMENS UM PONTO FUNDAMENTAL PRA TUDO QUE CONSTRUIMOS,VAMOS A RUA LUTAR UNIFICADAMENTE,SANDRO APRENDIR A LHE RESPEITAR,SUA TRAJÉTORIA RELIGIOSA É RECONECIDAMENTE MUITO GRANDE MEU IRMÃO,PRA VOÇÊ SE PERTUBAR COM COISAS PEQUENAS [E VAI UM CONSELHO"DIGA COM QUÊM TU ANDÁS,QUE TI DIREI QEM ÉS ,NÃO JOGUE SEU NOME NESSA VALA COMUM.MOJÚBA.ASÉ

    ResponderExcluir
  26. meu nome é carla janaina sou bisneta de gercina,mas conhecida por oyá dúlú,moro no brejo,me lembro desse sandro de jucá,ele é filho de seu brivaldo do jordão e dona nicinha,eu fui muito com tia tõco,e mâe gercina pra casa deles nos anos de 79,80 e realmente ele tem contexto no que ele fala,o mundo esta em evolução,ebolição,mudança e o candomblé não muda são aqueles mesmos de sempre.basta observar a caminhada em novembro em vez de se aproveitar do momento,fica todo mundo dançando,requebrando e nada muda aquela hora da jurema foi mediucre,saia daquilo sandro,só prestou na hora de malunguinho,mas depois foi baixo..ridiculo... e voçês estão sendo conduzido por pessoas que nem são do santo.reavalhiem isso e voçês teram mais vizibilidade coletiva,não vou dar meu orkut,imail,nada para esse povo pequeno não me pertubar,sandro lhe adoro voçê é o ultimo dos moicãnos ,na hora da jurema ali no pátio quase que eu vou lá e digo 'saia dai sandro de jucá ,esse povo não merece esta a seu lado'aquele povo dando pinta palhaçada pura depois ei vi vc descer e notei seu valor na hora.adorei o chapéu todo ano agora fico esperando como vc vai apareçer,um simples que faz a diferença muito bem,sem torços,sem contas enormes,vc é serio,um homem admiravél e sabe se comportar bjs pra tú,pra joão eo lomim ti vejo lá.

    ResponderExcluir
  27. ESCREVA MAIS JUCÁ,ESSES SÃO MOMENTOS DE AVALIAR NOSSA RELIGIÃO,NOSSA FÉ,ESSA IGREJA PODRE LÁTIFUNDIÁRIA,ESSE GOVERNO SAFADO! VOÇÊ VIROU UMA REFERÊNCIA PRA NÓS,CUIDADO PRA NÃO SER CONTRATADO PELA UNIVERSAL OU POR ALGUN JORNAL DO RIO,SÃO PAULO,POR SER UM CRÍTICO DE QUALIDADE,SE EU FOSSE DA POLICIA FEDERAL CONTRATAVA VOÇÊ PRA TOMAR CONTA DO MORRO DO JACARÉZINHO PÔ, VAI TER CORAGEM ASSIM LÁ... OS PADRES ESTÃO ACENDENDO VELAS VIRADAS PRA VOÇÊ...OS PASTORES QUEIMANDO TEU NOME NO OLÉO QUENTE E NA MACUMBA DÊNDÊ E PIMENTA NELE..! BRENO 23 ANOS ESTUDANTE DE MEDICINA,ARACAJU BRASILLLLLL.

    ResponderExcluir
  28. QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO REFERÊNCIA DA JUREMA NO NORDESTE,UM GRUPO SÉLETO DE PESSOAS ; LOMIM ,CULTURA VIVA,JOÃO MONTEIRO ,A ACADEMIA EM AÇÃO SANDRO DE JUCÁ ,SERIEDADE PRESENTE.SEI QUE SÃO VÁRIOS MALUNGOS,MAS SÓ CONHEÇO MAS ESSES AI!MAS DE UM PÉ DE JACA NÃO SE COLHE MACAÍBA,OS OUTROS SÂO DE IGUAL VALOR.ESTOU INDO PRA MANAUS HOJE E VOU MOSTRAR ISSO LÁ PRA DOIS PAJÉS,ELES VÃO GOSTAR DISSO E DEPOIS BEBER JUREMA E FUMAR MUITO CACHIMBO COM O CACIQUE!.THIAGO SOMBRA.AV BOA VIAGEM

    ResponderExcluir
  29. MALUNGUINHO,HÉROI DE PERNAMBUCO E CABÔUUUUU

    ResponderExcluir
  30. REPARO QUE O TEXTO É COMPOSTO DE UMA AVALIAÇÃO INTERNA DA RELIGIÃO.NUM PRÉSUPOSTO DE VALORIZARÇÃO,DIRECIONANDO DE FORMA COMPETÊNTE SUAS INDAGAÇÔES NO QUE SE DIZ ESTADO-LÁICO,E SÓ UMA PESSOA COM RESPALDO SACERDOTAL PODERIA FAZÊ-LO,ALGUÊM TEM QUE CHAMAR PRA SÍ A RESPONSABILIDADE DE QUESTIONAR UM REGIME DIFERENCIADO,O SANDRO DE JUCÁ SEM QUERER ACIONOU VÁRIAS MENTES QUE ESTAVAM ADORMECIDAS,EM RELAÇÃO AS SUAS CONVICCÔES RELIGIOSAS,E O ESTADO E CHAMOU PARA O QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO UM PONTO DE REFERÊNCIA,QUE DE AGORA EM DIANTE TODO POVO DE JUREMA TERÁ, PARABÉNS A TODOS VOÇÊS.JORGE DE BRITTO ALVES .BEL MENBRO DO CONSELHO DA OAB;SECCIONAL BRASILIA

    ResponderExcluir
  31. ESTOU ACOMPANHANDO ESTE MARAVILHOSO BLOG, SOU ADMIRADOR DE SANDRO DE JUCÁ, MUITAS COISAS QUE ELE FALA É OQUE EU PENSO, EU FICO ENTROGADO COM ALGUMAS COISAS QUE VEJO, EXEMPLO:
    JÁ VI VARIAS VEZES PESSOAS DE CANDOMBLÉ QUE NÃO SÃO ENJUREMADAS IREM VISITAR FESTAS DE JUREMA E USAREM ROUPAS DE SACERDOTES(COMO É USADO NO CANDOMBLÉ) DANÇAM NA RODA DO MEIO( QUANDO A JUREMA TEM RODA)ETC, PORÉM QUANDO UM JUREMEIRO CONSAGRADO SACERDOTE VAI A UM CANDOMBLÉ POUCAS AS VEZES TEM ESSE TRATAMENTO DE SACERDOTE, UMA CADEIRA PARA SACERDOTES ETC, QUEM É DE SANTO SABE OQUE ESTOU FALANDO, VAMSO ACABAR COM ISSO, JUREMEIRO CONSAGRADO COM OS FUNDAMENTOS DE SACERDOTE DEVE SER RESPEITADO AONDE QUER QUE SEJA....

    ResponderExcluir
  32. MEU QUERIDO TENHO A CERTEZA,QUE NOSSOS INDIOS ESTÃO MUITO FELIZES DIANTE DESSA ORIENTAÇÃO EM FORMA DE TEXTO QUE VOÇÊ NOS PRESENTEIA, JÁ ACOMPANHO O QUILOMBO CULTURAL A UM CERTO TEMPO, E VEJO UMA DEMONSTRAÇÃO DE BOA VONTADE POR PARTE DE VOÇÊS,DA IGREJA OBSERVO UMA COISA , É TUDO VERDADE MESMO O QUE VOÇÊ COLOCOU. ACHO QUE EM BREVE O MALUNGUINHO VAI SER UM DOS MAIORES ÍCONES DA HISTORIOGRAFIA DO NEGRO NO PAÍS, ELE COMBATEU SEM VENDER SUAS IDEOLOGIAS.A HISTORIA DE ZUMBI AINDA É CHEIA DE PONTOS NÃO ESCLARECIDO,DE FORMA QUE ATÉ CERTO PONTO PERDE SUA CARACTERISTÍCA NEGRA,SENDO ABSORVIDO PELO SISTEMA QUE POR MAIS QUE OS NEGROS TENTEM MANTER SUA FIGURA FRÁGILIZA-SE NUMHA DECOMPOSIÇÃO COM POUCO CONTEXTO,E O MALUNGUINHO NÃO QUANTO MAIS PASSA O TEMPO MAS ELE SE FORTALECE,E ELE TEVE COMO PRINCIPAL ANCÔURADOURO A JUREMA E NISSO ZUMBI NÃO TEVE,NEM COM O NEGRO DE CANDOMBLÉ,ABRAÇOS E PARABÊNS,AO QUILOMBO PELA EQUIPE.ADENILZA RAMOS ALMEIDA,CAXIAS DO SUL STA CATARINA,PEDAGÔGA,BAILARINA E HISTIADORA

    ResponderExcluir
  33. Às pessoas que falaram anteriormente dizendo que desagregar é "COMO JÁ É DE COSTUME DESSA EQUIPE QUE LHE RODEIA", deveria assinar sua postagem, pois mesmo sem assinar sabemos que é esta pessoa. Até o texto a denuncia. Mas digo com toda certeza, Muita gente quer desmoraliaze eu e João Monterios, Sandro e outros do QCM, mas estas pessoas nem no santo são feitas. Vocês pensam que eu não sei que foram falar com minha mãe de santo pra perguntar sobre a assinatura de meu email? Acho isso podre, pois até a atitude de minha mãe me deixou a questionar todo processo. mas digo com tranquilidade, "Malunguinho é meu labor, meu labor da mata"!

    Obrigado pelos textos gente, é muito bom ver pessoas que escrevem para contribuir e AGREGAR junto conosco. Muita fumaça de nossa Jurema!!

    L'Omi L'Odò
    Iyawò de Oxun e Juremeiro.

    ResponderExcluir
  34. Você escreve muito bem Sandro, e fico muito satisfeita em ver você expressar suas idéias, seus pensamentos, o que você aprendeu com seus antepassados sem nenhum medo e nenhuma vergonha. Que bom que agora podemos encontrar um diário seu no mundo. Estamos aguardando mais particularidades, pensamentos e opiniões e textos que estão acordando nosso povo de Candomblé. Um abraço, Maria Alves eJose Roberto - São Paulo.

    ResponderExcluir
  35. BELEZA,VOÇÊS SÃO MARAVILHOSOS NO QUE FAZEM,DÃO O RECADO SEM TER MÊDO DE SER FELIZ.A JUREMA FULÔRÕ NO ANGICO .....

    ResponderExcluir
  36. Meu amor, liga não....Importante é o que você tem dentro do seu coração, vc escreve muito bem e não tem que guardar em casa nada....Tem que dividir mesmo....Pra mim seu blog está a sua cara, nele vc escreve o que vc fala mesmo e pronto. Nada de artifícios. Amo!!!!! Escreve mais que eu adorooo...Bjosss!!! te amoooO!!!! Vanessa.

    ResponderExcluir
  37. Agradeço as pessoas que de forma embasada avaliaram com propriedade esse texto e descreveram seus pontos de vista e idéias, contribuindo para o avanço deste espaço, destas idéias e maior valorização da jurema. Peço-lhes gentileza que se identifiquem com e-mail, Orkut ou telefone para podermos interagir em algumas colocações. Vale salientar o seguinte; o meu intento jamais fora desfragmentar, pois desta forma estaria indo em contradição à cosmo visão teológica do Candomblé, à qual possuo. Se pudesse, gostaria de escrever com letras garrafais alguns adjetivos que eu nomearia determinada colocações, mas como prezo pelo respeito, assim não o farei.
    O Alexandre L’omi coordena o Quilombo Cultural Malunguinho, tenho por ele o meu apreço e diria que ele tem o DNA da cultura, pois está sempre atento à mudanças neste Universo; farto de posições interessantes, é um companheiro de equipe (QCM), de conduta ilibada e de postura religiosa com atitudes muito melhores que muitas pessoas do candomblé.
    O João Monteiro, por sua vez, sinônimo de destaque como historiador, sempre implantando ações afirmativas para os movimentos sociais, colaborando sempre no contexto cultural de Pernambuco. Iniciado no Xambá é destaque dentre vários do quadro no que tange o melhor aproveitamento da Cultura do Estado.
    Ary Bantu, é outro Malungo que tem competência, predestinado, extremamente comprometido com nossos ideais, dentre outros.
    Estou qualificado para dizer isto. Enquanto Grupo (QCM) não somos racistas, centralizadores, nem ardilosos. A equipe é propositiva e bem sintonizada. Acredito nesta harmonia. E por isto estou na equipe.
    Construí uma trajetória religiosa com muito carinho, respeito e amor, e hoje posso contar com testemunhas de valor sacerdotal ilibado para confirmarem. Bastam averiguar. Pois não se pode viver de mentira, nem chafurdar na ignorância.


    Sou do QCM, tenho orgulho disso e Malunguinho vai nos ajudar sempre nesse caminho de vitórias, que a cada ano se multiplica. Triste são àqueles que se norteiam subterraneamente, tentando plagiar o sucesso tão sempre presente nesse.
    Obs: Fiquei muito feliz em ler e poder saber notícias pessoas que tenho muito carinho. Vou deixar meu telefone para que possam entrar em contato comigo: 081-86431146.

    Abraços, Sandro de Jucá.

    ResponderExcluir
  38. sou gabriel tavares cordeiro,sou de tocantins goiás,tenho 48 anos e trabalho na secretária de cultura do estado, ha muitos anos já falei pessoalmente com o seu joão monteiro,no arquivo publico aí de recife,achei uma pessoa muito educada depois de algum tempo,soube do kipupa,e gostei.lembro ao alexandre e ao sandro que gente ruím e invejosa tem em todo canto aqui tambêm é assim,debates,batalhas mesmo de fato mas sempre vencemos,mesmo não sendo amigo de vcs,pelo que vejo é informaçôes que recebo aí de recife vcs estão fazendo uma revolução cultural sem tamanho,com detalhes não abstrato,como sabemos que existe com o zumbi dos palmares,malunguinho é vivo graças ao empenho desses juremeiros.o que vcs estão é incomodando eles tem mêdo de vcs,deveriam ter mas do malunguinho que pelo que sei é um justiçeiro,sandro vc tem robustés em seu texto e pra vcs do qcm "modúpé" por existirem,mergulhem mas no malunguinho,tem mas coisas a ser descoberta!-062364572365.

    ResponderExcluir
  39. CARO SR. SANDRO DE JUCÁ NA MEDIDA QUE LEMOS O TEXTO,QUE FAZ REFERÊNCIA AOS INDIOS E SUAS FORMA DE RELIGIOSIDADE,NOS DEPARAMOS COM A PRIMEIRA FORMA DE RELIGIÃO DO NOSSO BRASIL,E ISSO FOI SUFOCADO POR DETERMINADO TEMPO PELA IGREJA CATÓLICA,NO SEU QUESTIONAMENTO BEM INBASADO DIGA-SE DE PASSAGEM INVOCA A UM ESTADO DE DIREITO PERMANENTE E IGUALITÁRIO A TODOS OS CRÉDOS,COISA QUE APESAR DE DESCRITO NA NOSSA CARTA MAGNA NÃO VEM SENDO CUMPRIDO PELO ESTADO,SUAS COLOCAÇÔES REPITO BEM ENBASADAS E PERTINENTE,NOS ELEVAM A UMA REFLEXÃO QUE AINDA ESTAMOS NA SENZALA,ACORRENTADOS MODERNAMENTE COM UM ESTADO DIRECIONADO.SÓ UM CATEDRÁTICO DA SUA ESTIRPE E QUILATE PODERIA NOS PRESENTIAR COM ESSES TEXTOS,ESPERO O PRÓXIMO .HERMENEGILDO DA COSTA CORRÊA 76 ANOS -IPANEMA RIO DE JANEIRO BRASIL

    ResponderExcluir
  40. boa noite sr,sandro de jucá fico como india e filha de indios feliz por ver um grupo como o de voçês nos defendendo,nossos encantados fazem parte da nossa vida ,e tem que ser respeitado falei pra meu avô lá na aldeia ( moro longe deles agora por conta do meu trabalho) sobre vcs do malunguinho,e ele sorriu,e é muito deficíl fazêlo rir ele tem 91 anos e é lúcido,planta pesca ele disse que era menino ouvia o pai dele dizer do malunguiho,e pediu a carêta do espirito de vcs,e por acaso eu tinha tirado uma cópia do texto,pra ler pra ele e fotos pra ele ver ele não sabe ler e fala a sátaúremaué ele fumou em cima do papel e disse que ele yguamirú (vôvô chico )iria pedir por vcs e depois disse esses sãos cáxunkunté marunguio guerreiros de malunguinho,na nossa lingua e mandou vcs irem pra mata lá tá a força eo segredo.obrigado a vcs,trabalho em enfermagem,aqui no bairro de manirí ,acre

    ResponderExcluir
  41. MEU AMIGO GOSTEI MUITO DO QUE VC DESCREVEU É A PURA VERDADE,MAS EXISTE TBM GENTE QUE SE DIZ JUREMEIRO E FAZ A MAIOR ZONA .PRÓXIMA DA MINHA CASA TEM UMA MULHER QUE DIZ QUE É MÃE DE SANTO E JUREMEIRA CHAMADA MARIZE SÓ VC VENDO JÁ FOMOS ATÉ PRA POLICIA COM ELA .É UMA BAGAÇA AS FESTAS QUE ELA FAZ PURO CABARÉ NADA DE JUREMA É CACHAÇA ATÉ DIZER BASTA ISSO NÃO É RELIGIÃO É DEPRAVAÇÃO MEU PAI TÁ FALANDO EM VENDER A CASA,THIAGO RODRIGUES.CATAMARÂ.JABOATÃO

    ResponderExcluir
  42. não ligue amigo relaxe,deus deveria acabar com tudo e refazer tudo denovo,inclusive com as religiôes vendem jesus na tv,no rádio,querem vender até o pobre do malunguinho.

    ResponderExcluir
  43. SANDRO VC É UMA PESSOA MARAVILHOSA MORO AQUI PERTINHO DA SUA MÃE E NÃO SABIA,QUE LEGAL!QUERIA LHE CONHECER PESSOALMENTE,AQUI TEM TERREIROS QUE DÁ VERGONHA OS VIADOS ESTÃO ACABANDO COM O CANDOMBLÉ,ATÉ MORTE JÁ HOUVE AQUI .SE ANTES EU JÁ O ADMIRAVA HOJE MAS AINDA VOU NO KIPUPA 2011.BIANCA CARLA DA SILVA.IGARASUL

    ResponderExcluir
  44. QUEM DEFENDE OS INDIOS DE QUALQUER FORMA ,VALE A PENA MEUS PARABÊNS, O QCM É ÓTIMO.JANDIRA PEREIRA DOS REIS .BELEM.PARÁ

    ResponderExcluir
  45. SANDRO SOU DO CANDOMBLÉ,AQUI POUCO SE FALA EM JUREMA MAS FUI ATÉ UMA SENHORA EM PARAISO,QUE TRABALHA E RESOUVI UM PROBLEMÃO DE MAS DE TRÊS ANOS,COM UM MESTRE DE JUREMA CHAMADO JOSÉ BEBINHO,DEPOIS DE UM MÊS MINHA MÃE DE SANTO,DISSE É RESOLVEU EU DISSE FOI UM MESTRE DE JUREMA QUE INTERCEDEU,E APARTI DAÍ MINHA MÃE MANDA AS COISAS DE JUREMA PRA LÁ,E TODOS FICAM SATISFEITOS,BJS PRA TI.MERYANE VITÓRIA.SALVADOR .BAHIA

    ResponderExcluir
  46. EU QUERIA FAZER UMA PERGUNTA,QUEM PREPAROU O ALEXANDRE LOMIM LÔDÔ NA JUREMA PRA ANDAR CANTANDO NOS EVENTOS,COMO SACERDOTE JUREMEIRO FOSSE? E O JOÃO MONTEIRO? O SANDRO EU JÁ SEI DA HISTÓRIA DELE,E POR SINAL UMA HISTORIA MUITO BONITA.MAS POR QUÊ NÃO EXISTE RESPOSTAS PRA ESSAS PERGUNTAS? O QCM É UMA FARSA? OU ESTÃO USANDO O POBRE SANDRO COMO ISCA? SÃO FEITOS NO ORIXÁ?ALGUEM ME RESPONDA ISSO É SE PODEREM.

    ResponderExcluir
  47. QUERIDOS AMIGOS DO QCM DESTACO NO TEXTO DO SANDRO COISAS ASSIM,SOU DE OSUN IÁYANLÁ COM OGUM FUMÍLÁWO,FILHO DE PAI BÓBÓ(IM MÉMORIA),EXISTEM PESSOAS QUE NÃO REVERENCIAM A JUREMA POR PURO PRÉCONCEITO,OS INDIOS JÁ FAZIAM SUA FORMA DE RELIGIÃO ANTES DO NEGRO AQUI CHEGAR,E SÓ VEJO NO BRASIL O QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO,DÁ ESSA MORAL A JUREMA. SOU HOMOSSEXUAL TENHO UMA MESTRA DE JUREMA ,MARIA LUZITANA E JOSÉ VIEIRA,NÃO TENHO BARRACÃO,MAS DIGO CONTINUEM ,NO NOSSO MEIO 70% NÃO PRESTAM PRA NADA,E ESSES 30%MERECEM VCS,OTIMO TRABALHO UM BEIJÃO NO CORAÇÃO.LUCAS GUEDES BERENGUER,URCA RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir
  48. sandro boa noite,eu sou homossexual e sei que existem dóidas nóiadas mal resolvidas,que usam as religiôes pra se exibir,tenho paulina e vira mundo,e nunca vesti saia nem vestidos pra minhas coisas de jurema,quando posso faço festa pra eles na minha chácará em aldeia,só com algumas pessoas intímas e minha familia,fiz santo em são paulo,faz 4 anos e jurema tenho 26 anos ,nunca fui ao manoel papai do sítio ou a seu raminho,acho esse povo aproveitadores da religião.quem primeiro deveria esta fazendo essa defesa eram eles,e não fazem por não ter competência,nem articulação politica,eles só querem aparecer nas manchetes .e vocês do qcm fazem um trabalho sério.só entrei por ver uma declaração de uma amiga falando sobre os viados dóidos,mas existem execçôes .não tenho orkut.blog. por não ter tempo,trabalho na gol e vivo no ar,jorge bairro das graças.

    ResponderExcluir
  49. meus amigos vcs são o unicos a trazer a tona a jurema no brasil parabêns.lima, são bernardo do campo são paulo.

    ResponderExcluir
  50. voçês do quilombo cultural malunguinho,estão de parabêns,em ter em seu quadro pessoas como o sandro de jucá um cara que tem amor pela jurema,e melhor transmite isso só não sente quem não tem coração.muita gente fala que vcs se apoderaram de malunguinho,mas eles estão errado malunguinho foi que se apoderou de vcs,pra mostrar a esses sacanas que os dias deles estão contados,o tempo é outro meu velho estamos globalizados e essa bravatás que muitos usaram não pega mas,o qcm é um patrimônio dos juremeiros do brasil hoje,e malunguinho tá vivo e é nosso.sandro voçê é dez e a turma é boa demaís ,vou procurar vcs no carnaval léomir trindade,joão pessoa .paraíba

    ResponderExcluir
  51. SANDRO,JOÃO,ALEXANDRE COMPETÊNCIA "INCOMODA"!JÚ DO XAMBÁ.CORREGO DO JENIPAPO.

    ResponderExcluir
  52. CUIDADO QUILOMBO ! A QUEDA SERÁ PUBLICA TÔ CONTANDO OS DIAS,PRA VER O QUE VCS FARAM.AS MASCÁRAS IRAM CAIR DEPOIS DO CARNAVAL ME AGUARDEM!!!

    ResponderExcluir
  53. Fala sério gente...Tem pessoas que vivem maquinando o mal...Sinceramente! Quando aparece alguém para divulgar a nossa religião vem sempre umas pragas para tentar machucar...Que mundo! Vocês não têm medo dos castigos de deus não??? Deus tu vê querido (as) e dele não escapa uma sombra se quer; nem encarnada, nem desencarnada. Que as santas almas lhe protejam, que Iemanjá lhe cubra com àquele marzão e que seus inimigos jamais tenham forças para lhe empurrar, que antes do carnaval eles retirem a máscaras deles próprios e caiam na realidade que este espaço é de valorização, nunca de brigas, revoltas ou inveja..."Pega o rosário que esses bruxo estão soltos";;;; Vivi.

    ResponderExcluir
  54. Aprendi essa com pai Gil de Ogun, um Juremeiro que é "Moral que não Bambeia"!

    "Casa de Deus, de Deus e Nossa Senhora,
    Os Inimigos aqui não entram,
    Se entrar, boto pra fora,
    Pego a cachaça e despacho no caminho,
    Os inimigos que eu tiver,
    Tô entregando à Malunguinho"!!

    No mais, eu sou filho de Mãe lúcia de Oyá T'Ogún, neta de D. Bernadina (conhecem?), sou neto de Marlene de Oxum Ajangurá e assim vai...

    João Monteiro é filho de Ivo do Xambá, e tem Jurema preparada por Mãe Ana de Aganjur, sabem quem é? Hoje ele é filho de paulo Braz Felipe da Costa, Ifatogun, e Mãe Lú de Iyemojá Ogunté! Entra!! kkkkkk

    Eu canto onde quiser, pois sou preparado pra isso e carrego o axé, não sou marmoteiro como a grande maioria que nem tem um "Isprito" e já se acha pai de santo. E mais, não tem ninguém que possa mais que Malugnuinho, se ele nos deu esta missão, nem vejo o que duvidar. E assim, as máscaras vão cair sim, antes e depois do carnaval, mas não da gente, e sim daqueles que estão armando contra um trabalho lindo como o nosso! Aguardem!

    No mais, leiam o belo seguimento de Jurema escrito a cima.

    ResponderExcluir
  55. OS AMIGOS DO QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO,TEM A OBRIGAÇÃO DE ENTRAR E POSTAR UM COMENTÁRIO,É NESSAS HORAS QUE SE SABE QUEM É AMIGO,SANDRO TI ADMIRO DE GRAÇA,ALEXANDRE VOÇÊ É CABEÇA,JOÂO É AMIGO LEAL.DEIXEM OS CARAS EM PAZ MURINHAS! E O POVO DE MALUNGUINHO ONDE ESTA NESSA HORA LIGA ,AVISA,VAMOS AJUDAR OS CARAS.ALEX SOLANO.BEBERIBE.

    ResponderExcluir
  56. Ler seu texto foi um dos melhores BOM DIA! Que recebi!!! Uma benção!
    Salve e Jurema Sagrada!!
    Karynna Spinelli

    ResponderExcluir
  57. graças a deus que tem pessoas como voçê que tem a coragem de botar a cara no mundo pra defender a jurema-VIVIANE PESSOA GUERRA.SÂO LUIZ MARANHÂO

    ResponderExcluir
  58. SE O POVO DOS JUREMEIROS TIVESSE UM POUCO DE VERGONHA,ENTRAVA NESSA DEFESA COMTUNDENTE ,ESSE CARA NÂO PODE FICAR SÓZINHO NESSA! VAMOS LÁ GENTE VAMOS DEFENDER A JUREMA ,CADÊ O JOÃO MONTEIRO? NÃO FALA NADA PRA DEFESA DE NOSSA JUREMA E DO SANDRO?

    ResponderExcluir
  59. BOA NOITE SANDRO DE JUCÁ SUA DEDICAÇÃO SERÁ RETRIBUIDA PELA JUREMA SAGRADA,

    ResponderExcluir
  60. TÔ COM VOCÊS NESSA ONDA "JUREMA SAGRADA É TUDO DE BOM"-ROBERTO ANTONIO DE AGUIAR 41 ANOS CABROBÓ.PE

    ResponderExcluir
  61. SANDRO VOÇÊ DEVERIA É TERMINAR SEU BARRACO,NESSA FAVELA DE VILA DE SESI,ESTUDAR MUSICA,SUA VOZ É INRITANTE.

    ResponderExcluir
  62. SANDRO DE JUCA,ALEXANDRE JOÃO MOTEIRO.MÃE JANE,AMAURI CUNHA,ROSE,MÃE GRAÇA ,ESTER,PAULO BRÁZ,IGUARACI,A LÍDIO,LÉO.TUDO FARINHA DO MESMO SACO

    ResponderExcluir
  63. QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO SÓ SABE POLUIR O MEIO AMBIENTE,E SEU GRUPO É COMPOSTO POR UM BANDO DE CACHAÇEIRO,DEVERIAM DAR EXEMPLO O QUE DÃO É DE ESCULHANBAÇÃO,DEPRAVAÇÃO,O SANDRO RÍDICULO E APAGADO,O ALEXANDRE DÓIDO,O JOÃO MARMOTEIRO CIA..QUE GRUPINHO,OS TRÊS PATETAS PERDEM!!!!!

    ResponderExcluir
  64. SEM EXPRESSÃO RELIGIOSA,SEM POSIÇÂO SOCIAL,SEM CONTÉUDO,QUEM É SANDRO DE JUCÁ UM COSSÍ COSSÍ COSSÍ,JOÃO ESTÁ CERTO JUNTO COM ESSE POVO E AGORA PAULO BRÁZ,UM POVO SEM ASÉ NÃO SÃO FEITOS O POVO DO SÍTIO DE MALÁQUIAS,MEU DEUS! DEVERIAM IR PRA BAHIA.TUDO NUM BALAIO SÓ FAZER SANTO.

    ResponderExcluir
  65. Este espaço é apenas para mostrar uma religião que sofre tantos preconceitos, jamais para demonstrar frustrações e inveja de gente pequena, pobre de espírito. Que Deus, os Orixás e a Jurema enxergue quem está escrevendo essas coisas horrorosas. Fazer santo, jamais significará "ser salvo"; muito menos "ser santo". Dinheiro???? Quem o deseja tanto, quem o inveja tanto enxerga até onde ele não existe...quanta contradição...Gente pequena, pobre mesmo de espírito esconde-se ou perde-se nas palavras, mas jamais esconderá de Deus. Não suporto analfabetos de espíritos. Não suporto gente que só sabe se confrontar para ganhar mais um pouquinho. E por isso, vim aqui escrever jamais para revidar, porque entrego todos os males e maldições desta vida a Deus. Mas vim aqui para defender um grande amigo. Unam-se mais e fofoquem menos. Não há definição melhor para "maricona" que inveja. Trabalhem e conquistem. Não implorem um santo por um conto a mais de réis. Deus , todo-poderoso, acima de todos, que vê tudo e tudo pode irá proteger esse homem. A pobreza de espírito é o maior pecado desse tolos. Aguardem, que já já, cairá no seu bolso o tostão de réu que você tanto espera. Ele virá das mãos de Deus supremo. Dona Júlia.

    ResponderExcluir
  66. Tô nessa , Sandro!
    Parabéns pela defesa da Jurema, tão combatida, discriminada e deturpada. Nada tenho contra os Orixás, mas acho que cada um com seu cada um. JUREMA É JUREMA, KETU É KETU, UMBAMDA É UMBANDA!

    Você tem o direito de escrever o que quiser, o debate é sempre saudável, mas quando despenca para comentários sobre vida particular e acusações, aí é baixaria gratuita mesmo. Anônimo então, meu Deus!

    Força para vocês do Quilombo Malunguinho!

    ResponderExcluir
  67. Kolofé a todos (as), D. Julia fala por nós... sem comentários.

    ResponderExcluir
  68. Nunca conheci alguém mais ammável com seus filhos que o sacerdote Sandro de Jucá, um homem de muitos princípios e ciência, cheio de idéias criativas e de um potencial invejável aos outros que o atacam e nos atacam. Estas baixarias escritas acima só revelam um povo fraco, analfabeto, rude, tosco, atrasado, desagregador, racista, metiroso e sem Orixá ou qualquer espírito de Jurema, nas palavras a cima só vejo escuridão branca, sabem o que é isso? Vão estudar...

    Sandro de Jucá é sim uma referência na luta do povo da Jurema, ele é parte da história do Quilombo Cultural Malunuginho, que completará 7 anos em março de 2011, com muito axé e conquistas ainda não realizadas por ninguém nesta terra, acho que isso afeta as mentes das pessoas, pois não só os evangélicos são inimigos de nossa religião, mas o povo de dentro, que não receberam ensinamentos sobre os fundamentos da cosmovisão indígena da Jurema nem dos Orixás. Sandro tem honra, isso ele nos prova todos os dias, e nós do QCM, somos sim uma corrente de diamantes, somos "Um Mourão que não Bambeia"!

    Salve Malunguinho, salve minha mãe Oxum, e que estes cuidem de quem escreveu calúnias aqui. Falar de um Egun é muita ousadia, acredito que isso seja coisa de gente que deturpa a jurema, travestindo mestras e fazendo das festas de Jurema um bacanal. Vão destravestilizar as mestras, isso sim seria um bom caminho pra vocês aprenderem a ser gente de verdade, pois até agora vejo nas linhas apenas garranchos de gente mediocre e de inexistente força espiritual.

    Malunguinho tá de ronda...

    L'Omi.

    ResponderExcluir
  69. benção aos mais velhos e aos mais novos, kolofé pai sandro.

    meu respeito e solidariedade ao sr. e aos demais membros do Quilombo Cultural Malunguinho, compartilho neste momento minha lamentação, pelo fato das calúnias e difamações acimas descritas, mas, respeito também o limite e a ignorância das pessoas... seu artigo mexe com o que há de mais contraditório na nossa religião: viver para jurema, ou viver da jurema (extendido aos demais segmentos das religiões afro indígenas)e, consequentemente nos bolsos de alguns (umas) oportunistas.
    me sinto contemplado com o texto do meu irmão alexandre... no mais: honrado em estar fazendo ESCOLA. As matrículas estão abertas para ética, transparência e coragem revolucionária, seja nos questionamentos dos momentos coletivos da nossa religião (Caminhada dos terreiros de Pernambuco), seja nos momentos de enfrentamento contra corruptos (as), racistas institucionais e dos que se aproveitam da nossa religião para o lucro fácil e empoderamento junto às instituições.

    ps. não existe o bem sem o mal, por isso, entrego a Babá mi Esú a condução dessa jornada, Laroiê!!!

    ResponderExcluir
  70. Caríssimos

    Saúdo a todos e todas que com muito carinho vem aqui exprimir o apoio e reconhecimento ao nosso trabalho, sabemos que trabalhar a informação e formação com nossos irmãos e irmãs das Religiões de Matrizes africanas e indígenas, é um caminho árduo. A medida que o estado assume (pelo menos na fala) as possibilidades de criação de políticas públicas específicas para nosso povo, cresce o interesse dos embusteiros e embusteiras por mais espaços de “poder” e nossas atividades tem um objetivo bem direcionado, a INFORMAÇÃO histórica como estratégia para a conscientização, e nunca folklorizamos nossa religiosidade. A margem tênue do sagrado e profano é uma realidade, mas sabemos separá-las como ninguém, sobre tudo porque temos em mente o não fortalecimento destes atos.

    A nossa tradição Nagô, Xambá e da Jurema Sagrada é uma realidade e a família de Opeatanã (Pai Adão) é e sempre será o grande referencial do Nagô, como a família Paraíso o é em relação a Xambá. Não precisamos beber nas águas da Bahia pois a estrutura Teológica pernambucana é especifica e rica, muito mais do que imaginam os mal iniciados que não conhecem o complexo destas tradições e já abrem seus terreiros, sem nem saber o que é Ossain, além do mais cada estado tem sua linguagem religiosa, e não devemos nada a ninguém em fundamentos e história. A dinâmica do Axé é exercida aqui como lá o é...

    Infelizmente como vivemos um sistema capitalista selvagem, as religiões de todas as vertentes sofrem com a presença de charlatões e falsos sacerdotes, pessoas que querem se locupletar com o desespero de muitos. A pobreza extrema vem a favorecer ainda mais a disseminação destas ervas daninhas, que constroem seus Terreiros a partir de trocas de receitas mágicas, compra de patentes (oyês) ou perseguem os que tem tradição e ciência para garantir um pouquinho de legitimidade entre os seus filhos e filhas...

    Sou um Iyawo iniciado há 06 anos na Tradição Xambá(me orgulho disso pois passei 17 anos de convivência na Casa Xambá, inclusive com Mãe Biu) atualmente estou sendo orientado pelo Grande sacerdote Paulo Bráz - Ifatoogún e sua Irmã Mãe Lú de Ogunté(de verdade) Omitoogún. No dizer proverbial de Pai Ivo do Xambá: “Quem toma banho nas areias da praia não sabe o sabor das águas do mar”.

    Portanto gente vamos nos informar, ta na hora destes embusteiros que vivem nas asas de gestores estaduais esquizofrênicos, se trocando por bolo, guaraná cancerígeno e flores para suas panelas (colocando ilegalmente no Estado a função religiosa) tomarem consciência do desserviço que fazem para o nosso.

    O Quilombo Cultural Malunguinho completa 7 anos em 2011, um trabalho feito por amor e com muita dedicação de Alexandre L'Omi, que tem sua história em Peixinhos reconhecida por todos e hoje está se graduando em História para fortalecer nossa luta, além de ser Mestre dos saberes da cultura na UNB - Onde dará aulas em breve, Sandro de Jucá que junto com Ary Bantu sempre estiveram a frente de nossos rituais e cerimônias religiosas, pois entendemos a hierarquia de nossa religião e eles são antigos na Jurema e no Orixá, Sandro zelando por sua casa e mais duas casas no Jordão com muita dignidade, reconhecimento e Axé e, Ary que teve como Padrinho de Jurema o finado Luis Monteiro, conhecido como Luis de Nazaré, da raiz do Sr. Nelson de Xangô Taidê e iniciado por Maninho de Oguiã, ha 16 anos.

    Enquanto os embusteiros (as) e charlatões perdem tempo aqui, promovendo uma desmoralização a nossa religião, nós continuamos construindo ações afirmativas revolucionárias e, não nos rendemos a ameaças evasivas vinda de pessoas que não constroem nada no meio do axé, e que apenas usam os espaços de "poder" para terem uma legitimidade que nunca tiveram no Iwá Pelé, entre o povo de terreiro.

    Nos do QCM nem deveríamos estar respondendo postagens anônimas, mas como sabemos quem está escrevendo, o recado vai com endereço certo.

    Fico por aqui na Proteção de Malunguinho e na Justiça de meu Pai Obá Xangô Aduban, Oni Adajó!

    João Monteiro – Historiador e Juremeiro/iyawò.

    ResponderExcluir
  71. Poxa, nem pensei que estas discussões iriam acabar tão cedo assim... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  72. Venho convidar á todos irmaõs de fé para um grandioso festejo de oxum e yemanjá no parque éco turistico das aguas claras em sta fé do sul estado de saõ paulo que será realizada no dia 18/12/2011com inicio as 11:00 horas e o termino as 18:00 horas com acontecimento de abertura com santos reis capoeiras e hino da umbanda após xilê de candomblé e logo após a umbanda com todas as entidades e depois lavagem de cabeça e apresentação dos marinheiros ou navegadores logo após entrega das oferendas a rainha YEMANJAR das aguas doces e OXUM com sua navegasão ao canal para entregaras flores e os presentes com as lanchas barcos etc…e receberemos a chegada do barco louvando e agradesendo para mais um ano realizado e agradesendo para um novo ano que vai iniciar. esperamos resposta breve RUA:24 Nº897 CETRO contatos 0XX17 9103 7548 OU 9603 0789 e 8158 8829 ou 3631 4960 ou SITE http://www.supremoorgao.com.br ou zesarava@hotmail.com ou orkut supremoorgao@hotmail.com:::::: a presidencia agradece a sua presencia

    ResponderExcluir
  73. Venho convidar á todos irmaõs de fé para um grandioso festejo de oxum e yemanjá no parque éco turistico das aguas claras em sta fé do sul estado de saõ paulo que será realizada no dia 18/12/2011com inicio as 11:00 horas e o termino as 18:00 horas com acontecimento de abertura com santos reis capoeiras e hino da umbanda após xilê de candomblé e logo após a umbanda com todas as entidades e depois lavagem de cabeça e apresentação dos marinheiros ou navegadores logo após entrega das oferendas a rainha YEMANJAR das aguas doces e OXUM com sua navegasão ao canal para entregaras flores e os presentes com as lanchas barcos etc…e receberemos a chegada do barco louvando e agradesendo para mais um ano realizado e agradesendo para um novo ano que vai iniciar. esperamos resposta breve RUA:24 Nº897 CETRO contatos 0XX17 9103 7548 OU 9603 0789 e 8158 8829 ou 3631 4960 ou SITE http://www.supremoorgao.com.br ou zesarava@hotmail.com ou orkut supremoorgao@hotmail.com:::::: a presidencia agradece a sua presencia

    ResponderExcluir
  74. Sua Smart TV está sem graça www.smarttvhd.com.br

    ResponderExcluir

São páginas que merecem ser lidas.