Seguidores

Em homenagem à Jurema

Em homenagem à Jurema
Caminhada de Terreiros em 2009

terça-feira, novembro 01, 2016

PRESTE BEM ATENÇÃO!!!




Quando algum Brasileiro for falar de ANCESTRALIDADE, (dos antepassados do Brasil), lembrem que antes dos Negros aqui chegarem (escravizados) os Povos Indígenas aqui já viviam, registrado documentalmente 5 milhões de índios nativos, Tupi-guarani, Tapuias, Tupinambás, dentre outros, com cultura, própria forma de religiosidade. Então quando alguém se propuser a falar de ancestrais não se limite a falar sobre o povo Negro e sua forma de cultura e religiosidade. 

PRESTE BEM ATENÇÃO!!!

 O CULTO A JUREMA SAGRADA JÁ ERA PRATICADO, PAJELANÇA INDÍGENA. E por que muitos querem “DESMERECER” essa tradição?
O Culto aos representantes das forças da Natureza como (Ògún, Òsun, Ìyemanjá, Xangô, Nãnã, Obaluwayê, Oyá, Oxossi, Oxalá...) tem o mesmo valor que o Culto da Jurema e seus encantados. O repúdio por esse culto de jurema por parte de muitos ainda é o resquícios do preconceito histórico que ainda atinge certa parcela da população inclusive pessoas de tradição de terreiro que querem conhecer as tradições oriundas do continente africano, mas sequer conseguem compreender as tradições originárias de sua própria terra.

Muitos dizem não gostar do culto a Jurema, por achar que Culto a Jurema é a esculhambação que se pratica nos dias atuais, aonde o travestismo, esbórnia, shows, desfiles de moda é tido como culto a Jurema. Eu vos digo, isso pode ser culto às vaidades íntimas acobertando por muitas vezes ações qual a própria pessoa não tem coragem de assumir publicamente, mas Jurema não é. Desculpa aí viu, e daí usa os honrados nomes dos encantados.

O Culto a Jurema é a exaltação da simplicidade, é a grandeza da simplicidade, muitos usam a Jurema como a lata de lixo do Candomblé, onde no Candomblé tudo é Sagrado, e na Jurema pode tudo. Já escutei de um dito Babalorixá a seguinte pérola, “Esse negócio de jurema é atraso”. Eu acredito que a cada dia aprendemos, e pessoas como esse sacerdote necessita muito de melhor compreensão, estudos, pesquisas, inclusive no Google que é muito mais cômodo. 

CIÊNCIA SEM SABER, DE NADA VALE!!!

Não confundam Culto a Jurema com o lixo deprimente que vem sendo mostrado, coisas tristes que eu acredito que tais pessoas não tenham espelho em casa ou não se envergonhem, pois muitos já são até de certa idade, onde pessoas mesclam seus Sacerdócio com um desfile de uma Isabelita dos Patins ou similares a peças teatrais. 

JUREMA É CULTO AOS ENCANTADOS, JUREMA É AMOR À ANCESTRALIDADE INDÍGENA, JUREMA É DIGNIDADE.
 SOU FELIZ POR SER UM BÀBÁLÒRÌSÁ E MAIS FELIZ AINDA POR SER UM JUREMEIRO.

SOU CAFUZO, JAMAIS CONFUSO!!!

É PAU GUINÉ!!!

OBS : FUMAÇAS CONTRÁRIAS DE CHILIQUES OU REVOLTA SERÃO MUITO BEM VINDAS, POIS AQUI TEM JUREMA, TERRA DO POVO QUE ASSA CARNE COM FUMAÇA, MANDA AÍ!!!

São páginas que merecem ser lidas.