Seguidores

Em homenagem à Jurema

Em homenagem à Jurema
Caminhada de Terreiros em 2009

quinta-feira, março 02, 2017

TRADIÇÕES DE TERREIRO SÃO AMBIENTES DA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO MUNDO



Foto de Orlando Oliveira
CAROS AMIGOS E AMIGAS DO SEGUIMENTO EVANGÉLICO QUE ESTÃO AQUI NA MINHA PÁGINA DO FACEBOOK. 
PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE PRESTEM ATENÇÃO NESSAS PALAVRAS QUAIS AS DEDICO. 
HOJE APÓS OUVIR UMAS SANDICES DE UMA SENHORA EVANGÉLICA, GRAÇAS AO BOM DEUS NÃO ESTAVA FALANDO COMIGO, MAS ESTAVA NA FRENTE DE MINHA CASA E PELA IDADE DA TAL SENHORA E EM RESPEITO À IDADE DA MESMA NÃO ENTREI EM DEBATE, MAS VEJAM O TEOR DA CONVERSA... 
UMA EVANGÉLICA SE ENCONTRA COM A OUTRA NA FRENTE DE MINHA CASA E AS DUAS CONVERSAM SOBRE O CARNAVAL E UMA DIZ:

 “A SENHORA VIU IRMÃ NA TELEVISÃO A FESTA QUE O POVO ESTAVA FAZENDO EM HOMENAGEM AOS SANTOS PAGÃOS? FALAM DE TANTA RIQUEZA E O POVO LÁ NA TERRA DOS AFRICANOS TUDO MORRENDO DE FOME" 

“É IRMÃ ELA NÃO QUEREM ACEITAR JESUS, SÓ PODEM TERMINAR ASSIM MESMO”
 
ISSO ME SUBIU UMA REVOLTA TÃO GRANDE, COMO É QUE ESSE POVO SE PROPÕE A ISSO?
EU AINDA PUXEI UMA CONVERSA COM UMA DELAS E TENTEI REMOVÊ-LA DAQUELE SENTIMENTO EGOÍSTA ENVOLTO DE IGNORÂNCIA E FALEI DONA FULANA NÃO DIGA ISSO, A SENHORA SABE O PORQUÊ DE TANTA MISÉRIA?

ELA MEIO ACABRUNHADO ME RESPONDEU...
“MEU PASTOR DISSE QUE É POR QUE ELES ADORAM ESSES SANTOS QUE O SENHOR ADORA”. 

RETRUQUEI, SEU PASTOR DEVERIA LHE CONTAR QUE O CONTINENTE AFRICANO É UMA TERRA VILIPENDIADA POR VÁRIOS PAÍSES, INCLUSIVE ESSE CELULAR QUE A SENHORA USA PARTE DO MINÉRIO DELE É ROUBADO DE LÁ, ISSO ELE NÃO DIZ NÉ?
A SENHORA SABIA QUE A ÁFRICA É A TERRA MÃE DA HUMANIDADE? DE LÁ FOI ORIGINADO A VIDA DE TODOS OS POVOS DO MUNDO.
QUE MUITAS GUERRAS QUE EXISTEM NAQUELE CONTINENTE SÃO PROMOVIDAS E ALIMENTADAS PELA GANÂNCIA DE MEGAS EMPRESÁRIOS QUE MUNICIAM IRMÃOS CONTRA IRMÃOS PARA DE LÁ EXTRAÍREM SUAS RIQUEZAS MINERAIS.
SE AS PESSOAS TIVESSEM O MÍNIMO DE COMPREENSÃO E CONHECIMENTOS RESPEITARIAM A CULTURA AFRICANA COMO UM BEM DE TODOS, DEFENDERIA COM TODA CORAGEM POSSÍVEL AS TRADIÇÕES AFRICANAS. 

NOSSA RELIGIÃO NÃO PRECISA USAR TÁTICAS DE OPRESSÃO E COAÇÃO PSICOLÓGICA PARA NINGUÉM VIR AO NOSSO TERREIRO OU AS FESTAS LITÚRGICAS, ELES SÃO TRAZIDOS POR SUAS NECESSIDADES E ESSÊNCIA ANCESTRAL QUE HABITA DENTRO DE NÓS, INCLUSIVE MUITOS EVANGÉLICOS DE SUA IGREJA JÁ ESTIVERAM AQUI EM BUSCA DE AUXÍLIO E SEMPRE QUE PRECISAM VEM, POIS CADA TERREIRO É UM QUILOMBO QUE AMPARA A TODOS E TODAS.
ELA ME OLHOU MEIO DESCONTENTE E PERGUNTA 

O QUE É QUILOMBO SEU SANDRO?

EU DISSE PERGUNTE A SEU PASTOR E AINDA FALEI, TÁ VENDO COMO MUITOS PRECISAM SE CONHECER, APRENDER SUAS VERDADEIRAS RAÍZES CULTURAIS.
CADÊ O AMAI TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO?
ELA MEIO DESCONCERTADA ME DISSE...

TÁ CERTO BOA TARDE QUE O SENHOR CONTINUE ASSIM AJUDANDO AS PESSOAS ENTENDER AS COISAS.

VI QUE NESSA CONVERSA COM ELA FIZ NO MÍNIMO ELA REFLETIR ENTENDO QUE SE FAZ MUITO NECESSÁRIO QUE O POVO BRASILEIRO PROCURE CONHECER SUAS RAÍZES, ESTUDAR, PESQUISAR E NÃO IR NA CONVERSA ENLATADA DE ALGUNS.
ENTÃO VOCÊ QUE É EVANGÉLICO E ESTÁ NO MEU FACEBOOK NÃO ME ENTENDA DE FORMA EQUIVOCADA, PESQUISE, ESTUDE E VEJA O QUANTO É IMPORTANTE PARA VOCÊ SE RECONHECER COMO SER HUMANO E VALORIZAR SUA IDENTIDADE CULTURAL, VOCÊ É ORIUNDO DA CULTURA INDÍGENA E AFRICANA PRINCIPALMENTE E NÃO DEVE AGREDI-LA SEM SEQUER COMPREENDÊ-LA, POIS “CONHECEIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ” ATÉ ESSA FRASE FOI ROUBADA DOS AFRICANOS E REINTRODUZIDA COMO UMA FRASE CRISTÃ.
INFELIZMENTE AS BELEZAS AFRICANAS SÃO SUBTRAÍDAS ATÉ NESSA HORA. MOSTRAM A MISÉRIA, MAS DEVERIAM EXPLICAR O POR QUE.
NÃO ESTOU AQUI TENTANDO DESRESPEITAR VOSSOS CREDOS, SÓ QUERO QUE VOCÊS REFLITAM E VEJAM QUE AS TRADIÇÕES DE TERREIRO SÃO AMBIENTES DA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO MUNDO E OS POVOS DE TERREIROS SÃO VERDADEIROS HISTORIADORES, POIS CONTAM, CANTAM ESSA RIQUEZA DO MUNDO, NÃO DE MANEIRA IMPOSITIVA, MAS COM REQUINTES DE HUMANIDADE E PRESERVAÇÃO. AXÉ!!! 

OBSERVAÇÃO: SE VOCÊ EVANGÉLICO SE ACHOU DESRESPEITADO FIQUE A VONTADE PARA ME EXCLUIR DE SEU FACEBOOK, VOCÊ SÓ NÃO PODERÁ JAMAIS EXCLUIR DE VOCÊ ESSA PERTENÇA NEGRA E INDÍGENA QUE CORRE NAS SUAS VEIAS E HABITA SUA ALMA.
É PAU GUINÉ

Texto publicado na Pagina do Facebook pelo Bàbálòórìsáe Juremeiro Sandro de Jucá

São páginas que merecem ser lidas.